Skip links

História

O fundador

Agostinho José Taveira

A Casa de Caridade de N.ª Sra. da Conceição nasce em 1883 pelo testamento de Agostinho José Taveira, um abastado emigrante regressado do Brasil, que havia há pouco construído a Casa do Pomar, edifício onde hoje se localiza a sede, numa Rua à qual posteriormente foi atribuído o nome do benemérito

Agostinho José Taveira não tinha filhos, por isso, decidiu repartir os seus bens, não se esquecendo dos mais pobres, órfãos e viúvas, mas deixando como sua superior vontade que a casa que habitava, bem como grande parte da sua fortuna, fosse destinada à construção de uma associação que auxiliasse os mais pobres da vila e da sua freguesia natal, S. Martinho de Castro, concelho de Ponte da Barca. Deveria ser dada especial atenção àqueles que durante a sua vida se dedicaram à agricultura e às artes. Esta casa deveria ser dedicada a N.ª Sra. da Conceição.

Agostinho José Taveira faleceu a 11 de Setembro de 1888. Nesse mesmo dia, os seus testamenteiros deram início ao cumprimento das suas vontades, desde os procedimentos nas cerimónias fúnebres à distribuição de bens, tudo ele tinha previsto. Ainda agora, todos os dias 11 de setembro, utentes e Direção da instituição visitam o túmulo do fundador no cemitério de Ponte de Lima, como sinal do seu reconhecimento.

Breve excerto do Testamento:

"Tendo na maior consideração a caridade humana para com o próximo e, muito principalmente para com os pobres desvalidos, que se acham no último quartel da vida, que já não têm esperanças, esperando só a hora fatal, por isso que é mesmo justo e agradável a deus ampará-los e agasalha-los, como irmãos, dando-lhes um bocadinho de alimento nos últimos dias da sua vida, para recolher e sustentar os pobres desvalidos...

Hei por bem doar a minha casa nova e quintal que possuo nesta vila, no sítio conhecido pelo nome de "Pomar" com tudo o que no dia do meu falecimento existir dentro da dita casa e pomar ou quintal, à exceção de qualquer objeto que porventura eu disponha neste testamento em favor de outrem.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.